Neuroma de Morton

O neuroma é uma pequena massa que se forma ao redor do nervo que passa na parte inferior do pé, no local em que ele se divide e vai para os dedos.  Também é conhecido como metatarsalgia de Morton, neuralgia de Morton, neuroma plantar, neuroma intermetatarsal e neuroma do antepé.

As causas exatas do neuroma de Morton ainda são desconhecidas. Os médicos, no entanto, acreditam que este problema possa estar relacionado a uma reação do nervo do pé a qualquer tipo de irritação, pressão ou lesão que ocorra.

Diversos fatores de risco podem elevar as chances de uma pessoa vir a desenvolver neuroma de Morton. Salto alto, alguns esportes de alto impacto como a corrida, e esportes que exijam o uso de sapatos mais apertados, deformidades nos pés como: joanetes, pé chato, arcos altos do pé e outras deformidades estão em maior risco de desenvolver neuroma de Morton também.

A principal queixa é a dor intensa e intermitente no metatarso, ao andar ou ficar de pé com o peso do corpo no antepé, após um período curto de tempo. Essa dor se origina no metatarso e pode se irradiar para os dedos ou para a parte posterior do pé.

O tratamento conservador (não cirúrgico) é o mais indicado a princípio, sendo a cirurgia para retirada do neuroma realizada apenas se o tratamento conservador não apresentar sucesso.

O primeiro passo no tratamento do neuroma de Morton está nas mudanças de hábito. Isto inclui trocas de calçados que devem ter solado macio e espaço suficiente para alojar todo o pé com conforto.

Na fisioterapia, como recurso antiinflamatório pode ser realizada a sonoforese. O uso de correntes elétricas analgésicas como o TENS, por exemplo, também auxiliam no tratamento da dor. Também podem ser utilizados: técnicas de terapia manual com mobilização dos metatarsos, exercícios de equilíbrio e propriocepção, correção da biomecânica alterada do pé, exercícios que incluem alongamento, fortalecimento e trabalho de conscientização corporal. 

Uso de palmilhas em alguns casos também é recomendado.

tratamento conservador reverte os sintomas em 70% dos casos e é importante salientar que um neuroma de Morton não regride espontaneamente, portanto o tratamento é necessário. 


Para saber mais fale com seu Fisioterapeuta ou entre em contato conosco!

 

Neuroma de Morton

O neuroma é uma pequena massa que se forma ao redor do nervo que passa na parte inferio

Fisioterapia Pélvica ou Uroginecológica

 A Reequilíbrio Clínica de Fisioterapia está com novidades!!

Você sabia que  Incontinência urin&

Terapia Manual

 O uso da Terapia Manual consiste na aplicação de técnicas fisioterapêuticas com o propósito de recompor a c

Programa de Reabilitação P.O. LCA

Preocupados em oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes, a Reequilíbrio, através de seus Fis

Bandagem Funcional