19th Ave New York, NY 95822, USA

A arte moderna e a obra de Nelson Jungbluth

No dia 09 de abril, no Espaço Relicário Saúde e Movimento, será oferecida a oficina “A arte moderna e a obra de Nelson Jungbluth”, ministrada pelo Bacharelando em História da Arte pelo Instituto de Artes da UFRGS, Diego Groisman.

Concomitantemente, apresentaremos uma exposição das reproduções das obras autorizadas pelo espólio do artista.

No dia da oficina, estarão expostas peças originais da coleção pessoal da família.

As inscrições podem ser feitas com Kenia em (051) 3232-4660
Inscrição 1 kg de alimento não perecível.

“Nelson Jungbluth (1921 – 2008) viveu 86 anos em transbordante criatividade. Começou sua carreira como cartunista, e, por mais de 35 anos, trabalhou para a Varig como publicitário e ilustrador.

Homem de paradoxos – cosmopolita na vida, interiorano na arte; tradicional no tema, inovador na forma –, Nelson ousou em traços alongados e brincou com cores vibrantes. Com sua pincelada generosa, representou personagens alegres e vívidos, escapando do naturalismo óbvio ao pintar figuras nascidas de sua farta imaginação.

Suas mãos deram vida a cavalos tão elegantes que talvez não encontremos igual na história da arte brasileira. Ao longo das três décadas dedicadas à pintura (Jungbluth inicia a pintar quando já tinha mais de 50 anos), seus cavalos sofreram transformações formais: as patas ficaram mais finas e o corpo tornou-se mais robusto. Mas uma característica jamais mudou: eles sempre foram representados livres. Não há freios ou baias. Não há amarras, ou coxilhas.

Livres, como o próprio artista, que, assim como a rosa dos ventos que utilizou para criar a marca da Varig, também voou, cruzou fronteiras e foi até onde sua imaginação lhe permitiu.”

Diego Groisman – Bacharelando em História da Arte UFRGS.

Endereço

R. Antenor Lemos, 96 – Menino Deus
Porto Alegre – RS | CEP 90850-100

Telefone

(51) 3232-4660
(51) 99250-7578

Atendimento

segunda a sexta
das 7h30 às 20h30